quarta-feira, 18 de julho de 2012

MÁQUINAS INJETORAS

  
Um dos primeiros equipamentos para injeção foi criado há mais de   100 anos por John Hyatt. Esta máquina consta de um cilindro de aquecimento com câmaras aquecidas à vapor, um bico para descarregar o material de um êmbolo acionado hidraulicamente para pressionar o material fundido. O material utilizado era o nitrato de celulose que foi desenvolvido por Hyatt. Devido a instabilidade do nitrato de celulose, Hyatt acoplou uma prensa hidráulica vertical ao lado de sua máquina a qual despejava o material fundido nesta prensa, com o molde fechado.
Após a invenção de Hyatt, este equipamento foi sendo aperfeiçoado até chegarmos nas máquinas injetoras dos dias atuais, em que os fabricantes procuram diversificá-las visando o desenvolvimento de máquinas que operem com a máxima redução de custos energéticos, oferecendo grande produção e uniformidade das peças injetadas.
Segundo a CPN (Comissão Permanente de Negociação),
A máquina injetora para fabricação descontínua de produtos moldados, pela injeção de material plastificado no molde, que contém uma ou mais cavidades, em que o produto é formado”. Este processo é capaz de homogeneizar e injetar o polímero fundido. Mas até hoje as máquinas consistem de quatro partes fundamentais que são a unidade de injeção, unidade de fechamento, acionamento hidráulico e sistema de controle eletromecânico da máquina.























 Funções

PLACA FIXA:  prender uma das metades do molde
PLACA MÓVEL:  prender a outra metade do molde
BRAÇOS ARTICULADOS:  multiplicar a força do cilindro hidráulico para movimentar o molde e mantê-lo travado durante a injeção
PLACA SUPORTE:  suportar o sistema de fechamento e permitir seu deslocamento para ajustar a altura do molde e a força de fechamento
COLUNAS:  guiar o movimento da placa móvel
PAINEL ELÉTRICO:  abrigar o sistema de controle da máquina (CLP), chaves contatoras, relés, fusíveis, etc..
BICO DE INJEÇÃO:  encostar unidade de injeção na bucha de injeção do molde, permitindo a passagem de material plastificado para o molde.
CILINDROS  DE AQUECIMENTO:  abrigar o parafuso plastificador
PARAFUSO PLASTIFICADOR:  plastificar e injetar o material.
RESISTÊNCIAS:  aquecer o cilindro durante e após a plastificação.
FUNIL: abrigar o material plástico (granulado ou em pó).
RESERVATÓRIO DE LUBRIFICANTE:   abrigar graxa ou óleo de lubrificação das partes  móveis da máquina.
MOTOR ELÉTRICO:  acionar a bomba hidráulica.
BOMBA HIDRÁULICA:  retirar óleo do tanque, comprimi-lo e mandá-lo para os atuadores (cilindros e motores hidráulicos).
TANQUE DE ÓLEO:  abrigar o óleo hidráulico e seu filtro de impurezas.
CILINDROS  HIDRÁULICOS:  movimentar as placas, parafuso plastificador, unidade injetora,placa extratora da máquina e outros elementos.
MOTOR DO PARAFUSO:  girar o parafuso plastificador; pode ser um motor hidráulico (atuador rotativo) ou um motor elétrico com redutor.

 fote:HARADA, Júlio, 1948 –Moldagem por injeção

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial